Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

 

Breve história

A história do Rio de Janeiro remete ao 1º de janeiro de 1502, quando navegadores portugueses alcançaram a atual Baía de Guanabara. Com a impressão de que se tratava da foz de um grande rio, deram-lhe o nome de Rio de Janeiro.

A fundação oficial da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, porém, veio com Estácio de Sá em 1565, visando expulsar os franceses que haviam se instalado na região há 10 anos. Esses combates levaram Estácio a morrer em decorrência de infecção causada por uma flechada.

Seu tio Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, transferiu a cidade para o Morro do Castelo, priorizando a segurança contra ataques inimigos, e deixou o governo do Rio de Janeiro sob responsabilidade de outro sobrinho, Salvador Correia de Sá.

Salvador deu início a uma trajetória de prestígio da família Correia de Sá que ficou três gerações no comando do Rio.

A povoação, que crescia com sua atividade portuária e comercial. Já no século XVIII, com a mineração em alta, seu porto torna-se o principal exportador e importador para as vilas de Minas Gerais. Dado seu crescimento, substitui Salvador como sede do Governo Geral.

E a importância da cidade não parou por aí. Em 1808, com a vinda da família real, torna-se também capital do governo português. Depois da proclamação da Independência, a cidade teve que se converter em município neutro em 1834, enquanto a província do Rio de Janeiro adota Niterói como sua capital.

Na República Velha, com a decadência de sua economia cafeeira, Rio assiste à ascensão de São Paulo e Minas Gerais. Esse quadro se agrava a partir da Revolução de 30. A capital não consegue se desenvolver industrialmente, mas mantém sua importância comercial e financeira.

Em 1960, Brasília é declarada nova capital do País, levando o estado da Guanabara a um grande declínio. Por determinação do Regime Militar, os dois estados – Rio de Janeiro e Guanabara – integram-se, resultando no atual estado do Rio de Janeiro. Para restabelecer sua importância, os governos militares investem pesado, como na construção das usinas Angra I e Angra II, e o pólo petrolífero na bacia de Campos.

A Cidade

Mundialmente conhecida por suas belezas naturais e sua rica história, a “Cidade Maravilhosa” é um dos destinos mais procurados e a segunda maior cidade do País, com mais de 6 milhões de habitantes.

Na capital, pode ser encontrada em cada esquina a ginga, bom humor e hospitalidade que caracterizam o povo brasileiro. O famoso carnaval carioca, assim como diversas opções de passeios paradisíacos, parques, restaurantes e casas de cultura fazem do Rio o destino mais procurado dos estrangeiros que vêm a lazer e um dos principais também no turismo de negócios.

 

O Futebol no Rio

A capital fluminense forma, junto com São Paulo, o principal eixo do cenário futebolístico nacional. Os maiores clubes da cidade são Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, pelos quais se destacaram jogadores cariocas como Jairzinho, Zico, Romário e Ronaldo, entre dezenas de outros internacionalmente conhecidos.

O Campeonato Carioca de Futebol também é um dos mais prestigiados do Brasil, e teve sua primeira partida disputada em 1906. Atualmente, é dividido entre Taça Guanabara (1º turno) e Taça Rio (2º turno). O campeão de cada campeonato classifica-se para a final que define o vencedor do Campeonato Carioca. Se o mesmo time ganhar os dois turnos, leva o título sem precisar disputar uma final, como foi o caso deste ano de 2011, quando o Flamengo venceu ambos.

Os templos do futebol abrigados pela cidade são: o lendário Maracanã, que sediou vários jogos, incluindo a final da Copa de 1950, e está sendo reformado para a Copa de 2014; o Engenhão, casa do Botafogo, que estará presente nas Olimpíadas de 2016; e o São Januário, onde o Vasco manda seus jogos.

Dados da cidade

 

Unidade federativa: Rio de Janeiro

População (2010): 6.320.446 habitantes

Área da unidade territorial (Km²): 1.200,279

Densidade demográfica (hab/Km²): 5.265,81

Gentílico: Carioca

Fonte: IBGE

Deixe um comentário